terça-feira, 10 de março de 2009

Bulgária

Recebi também outro envelope com postais fantásticos, da Lilia Childish. Três são da nossa troca privada, um da tag Send me a card from my album of favourites e um foi surpresa =)

O primeiro postal mostra o Mosteiro de Rila. Foi fundado no século X por S. João de Rila, um heremita canonizado pela Igreja Ortodoxa. Foi destruído pelo fogo no século XIX, e foi então reconstruído. É considerado o maior tesouro cultural, histórico e arquitectónico da Bulgária e é também uma importante atracção turística.

O segundo mostra o Cavaleiro de Madara, um relevo esculpido na rocha, 28 metros acima do nível do chão. Data de cerca de 710 a.C. e é um local Unesco desde 1979. Diz a Lilia que recentemente um arqueólogo búlgaro descobriu um relevo muito semelhante no Afeganistão, numa região igualmente chamada de Madara. Infelizmente, o relevo encontra-se em mau estado devido às chuvas ácidas e todos os projectos de preservação têm falhado até agora.

O terceiro local Unesco da Bulgária que recebi neste envelope é o Túmulo Trácio de Sveshtari. Este túmulo do século III a.C. foi descoberto na aldeia de Sveshtari em 1982.

Este quarto postal estava nos meus favoritos e mostra vários mosteiros da Bulgária (entre eles o de Rila, na última fotografia).

E a Lilia enviou-me ainda esta bela igreja em Sofia, capital da Bulgária. Construída em estilo neo-bizantino no início do século XX, é a catedral do patriarca da Bulgária e uma das maiores catedrais ortodoxas do mundo.



Sem comentários:

Enviar um comentário