sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Travelling Envelopes

Desde há algum tempo que tenho vindo a participar em alguns RR de Travelling Envelopes. O processo varia de RR para RR, mas basicamente a ideia é que alguém envia um envelope com 10 ou mais postais, e depois esse envelope vai viajando pelo mundo e os postais originais vão sendo substituídos em cada "paragem". Como no início coleccionava apenas postais escritos e selados, não ligava muito a estes RRs, mas depois descobri um (que é o meu preferido), o RR 12 Cards in Envelope da Nihan, e comecei a participar porque abriam muitos grupos de países raros. Neste RR só se podem substituir 3 postais do envelope original, enquanto que noutros podem-se substituir os postais que se quiser (do envelope original ou dos outros utilizadores) até um máximo de 4 ou 5. É um pouco um risco, uma vez que o envio destes envelopes não é barato: já recebi postais lindíssimos de alguns grupos e outros grupos em que não gosto de nenhum postal (normalmente se somos os últimos da fila dos RR em que só podemos ficar com os postais originais e, logo, não temos escolha, a coisa pode correr mal) mas o balanço em geral é positivo.

Hoje recebi dois grupos: um do tal RR 12 Cards in Envelope, da leeba, com postais cénicos de Israel, e um do Travelling New Zealand, da Sally Twinkley. Felizmente, hoje correu bem e adoro os postais que escolhi =)
Começo pelos de Israel, todos de locais muito interessantes.

Adorei este postal! Talvez porque seja muito primaveril e a primavera é a minha estação do ano preferida, ou talvez porque adoro papoilas e malmequeres - é mesmo uma imagem bonita. O Monte Tabor fica situado na região da Galileia. Segundo os Evangelhos do Novo Testamento, aqui terá ocorrido a transfiguração de Jesus Cristo, sendo por isso considerado como um dos locais místicos da Terra Santa, ligado ao culto da Transfiguração.

Continuando na mesma temática, segue-se um postal do Rio Jordão:

O Rio Jordão delimita a fronteira entre Israel e a Jordânia. Nasce na encosta do monte Hérmon, atravessa o Lago Hulé e segue depois até ao Mar da Galileia, para desaguar, ao fim de mais 112 quilómetros, no Mar Morto. Obviamente, tem uma grande importância histórica e religiosa, pois foi nas suas águas que, segundo a Bíblia, João Baptista baptizou Jesus, mas actualmente tem também uma grande importância a nível prático, pois é uma das maiores fontes de água do país.

Por fim, um postal da Cratera Ramon:


Na realidade, não se trata de uma cratera provocada pelo impacto de um meteorito, mas sim pela erosão. É uma área protegida localizada no deserto de Negev. Tem 40 km de extensão e 500 m de profundidade (no ponto mais profundo).

Passemos agora à Nova Zelândia, um dos países dos quais mais gosto de receber postais: tem paisagens maravilhosas! Pena que fique tão longe para uma visita :( Acho que vou ter de me contentar só com os postais mesmo.


Em primeiro lugar, uma bonita paisagem de neve no Jardim Botânico de Dunedin. Apesar de adorar este tipo de postais, já estou tão farta do frio que nem o consigo apreciar como deve ser. Mais à frente já mostro umas "praiazitas" para compensar ;)



Também não me importava nada de dar um mergulho nesta fantástica cascata! Trata-se das Cascatas Korokoro, no lago Waikaremoana, dentro do Parque Nacional de Urewera.

Por fim, uma bonita vista da cidade de Auckland, que tem cerca de 1.124.000 habitantes e foi a capital da Nova Zelândia até 1865. Actualmente, a capital é Wellington, ainda que Auckland seja a capital económica. Ao centro, podemos ver um dos ex-libris da cidade - a Sky Tower, com 328 metros, que ainda assim é 8 centímetros mais baixa que a Torre Eiffel :)

Já que estamos numa onda neo-zelandesa, aproveito para deixar aqui os postais que recebi recentemente de outro Travelling Envelope, desta vez da Adrienne adriennenewton (que tem sempre postais maravilhos).





Por enquanto deixo-vos com as imagens, quando tiver mais tempo escrevo uma descrição :) Isto apesar de as imagens não fazerem justiça aos postais... São mesmo espectaculares!

Sem comentários:

Enviar um comentário