segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Lituânia

Achei que estava na altura de começar um blog onde pudesse colocar todos os postais que recebo, por várias razões: em primeiro lugar, porque é uma excelente forma de dar alguma organização à minha colecção caótica (no início, ainda os punha num dossier, muito arranjadinhos, mas com o passar do tempo e com o aumentar da quantidade de postais recebida por dia, deixei de o fazer e agora estão dispersos pela secretária e pelas gavetas), depois, porque me dá inveja ver os blogues de outros postcrossers, tão bonitinhos e organizados, e por último, porque desta forma posso partilhar a minha colecção, ainda recente mas já com alguns belos exemplares ;)

Vou começar por uma troca privada com a kisto4ka da Lituânia, que me enviou 3 postais escolhidos por mim, mas que foram uma bela surpresa pois são ainda mais bonitos do que pensava! O primeiro postal é do Castelo da Ilha de Trakai, construído entre o final do século XIV e a primeira década do século XV.


O segundo postal mostra a curiosa Colina das Cruzes. Estima-se que neste lugar existam mais de 50.000 crucifixos!

Segundo consta, a origem desta colina deve-se a uma manifestação de luto e pesar dos familiares de lituanos enviados para a Sibéria pelos Russos. Os que eram enviados para a Sibéria eram na grande maioria das vezes logo dados como mortos pelos seus familiares, que colocavam então nesse lugar uma cruz em sua memória. De dia as cruzes eram retiradas pelos Russos mas à noite a população voltava a colocá-las no mesmo local.

E o terceiro postal é de um sítio Unesco novo!
Nida faz parte do Curonian Spit, uma península de dunas de areia metade lituana, metade russa. Nida é a principal cidade e também a mais visitada por turistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário