sábado, 28 de fevereiro de 2009

Praias

Como prometi mais abaixo, aqui ficam algumas praias para sonhar com o Verão, principalmente hoje que parece que a chuva voltou :(
Este primeiro postal mostra a Ilha dos Frades, na Bahia, Brasil e foi enviado pela Fernanda baiana.
Este postal é de Santa Lúcia, uma ilha nas Caraíbas, tal como Barbados, o próximo postal:

Recebi ambos os postais de um Travelling Envelope da Gisela Protea.


Este belíssimo postal é de uma praia no Taiti... (o que não dava para estar neste momento numa destas cabanas!)

Este, das Maldivas...


E o último postal é da ilha de Yaeyama, no Japão. Todos recebidos através de Travelling Envelopes da Cockie.
Que saudades do Verão!

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Travelling Envelopes

Desde há algum tempo que tenho vindo a participar em alguns RR de Travelling Envelopes. O processo varia de RR para RR, mas basicamente a ideia é que alguém envia um envelope com 10 ou mais postais, e depois esse envelope vai viajando pelo mundo e os postais originais vão sendo substituídos em cada "paragem". Como no início coleccionava apenas postais escritos e selados, não ligava muito a estes RRs, mas depois descobri um (que é o meu preferido), o RR 12 Cards in Envelope da Nihan, e comecei a participar porque abriam muitos grupos de países raros. Neste RR só se podem substituir 3 postais do envelope original, enquanto que noutros podem-se substituir os postais que se quiser (do envelope original ou dos outros utilizadores) até um máximo de 4 ou 5. É um pouco um risco, uma vez que o envio destes envelopes não é barato: já recebi postais lindíssimos de alguns grupos e outros grupos em que não gosto de nenhum postal (normalmente se somos os últimos da fila dos RR em que só podemos ficar com os postais originais e, logo, não temos escolha, a coisa pode correr mal) mas o balanço em geral é positivo.

Hoje recebi dois grupos: um do tal RR 12 Cards in Envelope, da leeba, com postais cénicos de Israel, e um do Travelling New Zealand, da Sally Twinkley. Felizmente, hoje correu bem e adoro os postais que escolhi =)
Começo pelos de Israel, todos de locais muito interessantes.

Adorei este postal! Talvez porque seja muito primaveril e a primavera é a minha estação do ano preferida, ou talvez porque adoro papoilas e malmequeres - é mesmo uma imagem bonita. O Monte Tabor fica situado na região da Galileia. Segundo os Evangelhos do Novo Testamento, aqui terá ocorrido a transfiguração de Jesus Cristo, sendo por isso considerado como um dos locais místicos da Terra Santa, ligado ao culto da Transfiguração.

Continuando na mesma temática, segue-se um postal do Rio Jordão:

O Rio Jordão delimita a fronteira entre Israel e a Jordânia. Nasce na encosta do monte Hérmon, atravessa o Lago Hulé e segue depois até ao Mar da Galileia, para desaguar, ao fim de mais 112 quilómetros, no Mar Morto. Obviamente, tem uma grande importância histórica e religiosa, pois foi nas suas águas que, segundo a Bíblia, João Baptista baptizou Jesus, mas actualmente tem também uma grande importância a nível prático, pois é uma das maiores fontes de água do país.

Por fim, um postal da Cratera Ramon:


Na realidade, não se trata de uma cratera provocada pelo impacto de um meteorito, mas sim pela erosão. É uma área protegida localizada no deserto de Negev. Tem 40 km de extensão e 500 m de profundidade (no ponto mais profundo).

Passemos agora à Nova Zelândia, um dos países dos quais mais gosto de receber postais: tem paisagens maravilhosas! Pena que fique tão longe para uma visita :( Acho que vou ter de me contentar só com os postais mesmo.


Em primeiro lugar, uma bonita paisagem de neve no Jardim Botânico de Dunedin. Apesar de adorar este tipo de postais, já estou tão farta do frio que nem o consigo apreciar como deve ser. Mais à frente já mostro umas "praiazitas" para compensar ;)



Também não me importava nada de dar um mergulho nesta fantástica cascata! Trata-se das Cascatas Korokoro, no lago Waikaremoana, dentro do Parque Nacional de Urewera.

Por fim, uma bonita vista da cidade de Auckland, que tem cerca de 1.124.000 habitantes e foi a capital da Nova Zelândia até 1865. Actualmente, a capital é Wellington, ainda que Auckland seja a capital económica. Ao centro, podemos ver um dos ex-libris da cidade - a Sky Tower, com 328 metros, que ainda assim é 8 centímetros mais baixa que a Torre Eiffel :)

Já que estamos numa onda neo-zelandesa, aproveito para deixar aqui os postais que recebi recentemente de outro Travelling Envelope, desta vez da Adrienne adriennenewton (que tem sempre postais maravilhos).





Por enquanto deixo-vos com as imagens, quando tiver mais tempo escrevo uma descrição :) Isto apesar de as imagens não fazerem justiça aos postais... São mesmo espectaculares!

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Unescos de Espanha

Recentemente recebi dois novos locais Unesco de Espanha: Caves de Altamira e Alcalá de Henares.


Este postal mostra a pintura mais famosa de Altamira («Bisonte echado») e foi enviado pelo MarioGV. Estas pinturas foram descobertas em 1879, e inspiraram muitos pintores famosos, nomeadamente Picasso que, após uma visita a estas caves, teria afirmado que: «Depois de Altamira, tudo é decadência».

Este postal da Universidade de Alcalá veio de Itália, enviado pela Gosia. Alcalá de Henares é conhecida por ter sido a primeira cidade no mundo a ser construída especialmente para albergar uma universidade e por ser a cidade natal de Miguel de Cervantes, o famoso autor de Dom Quixote.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Países novos

Nos últimos dias recebi dois países novos! Uruguai e Emirados Árabes Unidos (Dubai). Os dois postais são lindos!

Este foi o que recebi da Atalí cata035, de troca privada.



Uma pena que tenha vindo com um canto dobrado :( Mesmo assim, gosto muito dele. Mostra a Punta del Este, a principal zona balnear do Uruguai, ainda que seja principalmente visitada por turistas e não por uruguaios, segundo diz a Atalí.

Do February RR, recebi este postal com o famoso Burj Al-Arab, o hotel mais luxuoso e mais alto do mundo:


segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Animais

Da mesma tag Send me a card from my album of favourites, recebi estes três postais de animais que também colecciono, para além dos locais Unesco (sim, porque coleccionar SÓ Unescos já não era suficiente...).

Que gato fofinho, não é? Na realidade trata-se de um lince da Finlândia, enviado pela Annamanni. Estima-se que existam cerca de 1500 exemplares desta espécie na Finlândia. Já estiveram sob ameaça de extinção, mas conseguiram recuperar graças a um plano de protecção.



Estes lindos ursos castanhos foram igualmente enviados da Finlândia pela Essi duffeli. O urso castanho é considerado o «rei da floresta finlandesa» e, no passado, teve mesmo um carácter sagrado para algumas tribos mas, infelizmente, a caça a estes magníficos animais ainda é permitida (quando representam perigo para a população). Neste momento, existem cerca de 1000 exemplares na Finlândia.


Do Canadá, mas enviado da Alemanha pela Sabine yorkiemama, chegou-me este magnífico veado de cauda branca, mais conhecido por Bambi :P É uma espécie nativa da América do Norte, mas também pode ser encontrada mais a sul, na Nova Zelândia e mesmo em alguns países europeus.

Tag - Send me a card from my album of favourites

Recentemente criei o meu álbum de favoritos e tenho participado nesta tag. Estes foram os primeiros dois postais que recebi:



Uma fantástica vista da cidade de Freiburg, na Alemanha, enviada pela Ulli usch. Freiburg im Breisgau, para ser mais precisa, é uma cidade no lado ocidental da Floresta Negra com cerca de 200 mil habitantes. Adoro as cores deste postal!

Outra coisa que adoro são imagens reflectidas, e este postal é maravilhoso! É da Ucrânia e foi enviado pela Irina mindanao. Trata-se da «Ilha do Amor» no Parque Sofiivka. De acordo com a descrição da Irina, é um parque muito romântico que foi construído por um conde polaco para a sua esposa Sofia =)

Roma, Itália

A semana passada estive em Roma. É a minha segunda cidade e a minha preferida fora de Portugal. Ainda não tinha lá ido desde que me inscrevi no Postcrossing, pelo que desta vez comprei carradas de postais! :) Sendo uma cidade lindíssima, e cheia de coisas para ver, é normal que também os postais sejam espectaculares. Eis alguns dos meus preferidos:


O edifício à direita é o Castel Sant'Angelo e ao fundo, à esquerda, pode-se ver a cúpula da Basílica de São Pedro.


Esta é uma vista de um dos meus pontos preferidos: o Gianicolo. Ao fundo, o «bolo de noiva» - il Vittoriano.


Uma linda vista do Coliseu...


E uma belíssima imagem da Via Sacra que liga o Coliseu ao Arco de Tito (ao fundo).

Londres, Reino Unido

Hoje tive também outra bela surpresa: o Andy Duplevista enviou-me não um, mas cinco postais para o RR France x Other Countries em que participei! Fiquei super contente porque quando fui a Londres, em Agosto, não comprei nenhum postal. Como o Andy viu que tinha vários postais da Tower Bridge nos meus favoritos, resolveu enviar-me todos os que tinha! Deixo-vos aqui os que mais gostei, mas são todos muito bonitos:

Mais um:

E mais este, com a Torre de Londres também:


Lituânia

Achei que estava na altura de começar um blog onde pudesse colocar todos os postais que recebo, por várias razões: em primeiro lugar, porque é uma excelente forma de dar alguma organização à minha colecção caótica (no início, ainda os punha num dossier, muito arranjadinhos, mas com o passar do tempo e com o aumentar da quantidade de postais recebida por dia, deixei de o fazer e agora estão dispersos pela secretária e pelas gavetas), depois, porque me dá inveja ver os blogues de outros postcrossers, tão bonitinhos e organizados, e por último, porque desta forma posso partilhar a minha colecção, ainda recente mas já com alguns belos exemplares ;)

Vou começar por uma troca privada com a kisto4ka da Lituânia, que me enviou 3 postais escolhidos por mim, mas que foram uma bela surpresa pois são ainda mais bonitos do que pensava! O primeiro postal é do Castelo da Ilha de Trakai, construído entre o final do século XIV e a primeira década do século XV.


O segundo postal mostra a curiosa Colina das Cruzes. Estima-se que neste lugar existam mais de 50.000 crucifixos!

Segundo consta, a origem desta colina deve-se a uma manifestação de luto e pesar dos familiares de lituanos enviados para a Sibéria pelos Russos. Os que eram enviados para a Sibéria eram na grande maioria das vezes logo dados como mortos pelos seus familiares, que colocavam então nesse lugar uma cruz em sua memória. De dia as cruzes eram retiradas pelos Russos mas à noite a população voltava a colocá-las no mesmo local.

E o terceiro postal é de um sítio Unesco novo!
Nida faz parte do Curonian Spit, uma península de dunas de areia metade lituana, metade russa. Nida é a principal cidade e também a mais visitada por turistas.